O Colegio de Arquitectos de la Provincia de Santa Fe, Argentina, promoveu no segundo semestre de 2013 um concurso de anteprojetos para resolver o problema do crescimento da atual sede do Colegio de Arquitectos Distrito 2 Rosario (CAD2) e para abrigar a sede do Colegio de Arquitectos de la Provincia de Santa Fe (CAPSF).
O terreno da intervenção apresenta 370m² e é adjacente à atual sede. O programa da proposta se divide em dois grandes grupos: escritórios administrativos para os colégios e espaços de uso sócio-cultural de caráter público. Além disso, o edifício existente deveria ter seu programa reorganizado - destinando-se exclusivamente ao Colegio de Rosario - porém, por se tratar de uma edificação de grande valor patrimonial, suas condições físicas não poderiam ser alteradas.
Veja a seguir o projeto do escritório BST Arquitectura, premiado com o segundo lugar na competição.
Descrição dos arquitetos: o novo edifício concebido para ampliar a sede do Colegio de Arquitectos Distrito 2 Rosario (CAD2) e abrigar a Diretoria Superior do Colegio de Arquitectos de la Provincia de Santa Fe consiste num prisma posicionado no terreno que se localiza entre a atual sede institucional e a edificação vizinha, ambas de valor histórico.
Assim como a massa urbana fragmentada conforma o DNA morfológico da cidade de Rosario, o volume proposto é submetido a subtrações equivalentes : estas perfurações se localizam estrategicamente para criar as entradas, diferenças de nível e pátios. Estes últimos funcionam como elementos articuladores da relação com as preexistências e organizam, a cada nível, a totalidade do programa (escritórios administrativos para ambos os colégios e programas sócio-culturais como o auditório, biblioteca e cafeteria.)
O volume é composto e organizado a partir de módulos que permitem tanto flexibilidade espacial como, também, a concretização da proposta em diferentes etapas - porém, projetando em cada fase a imagem de um edifício concluído.
A estrutura é resolvida através de uma combinação de elementos construtivos pré-fabricados e in loco: colunas formadas por tubos estruturais e vigas de perfil IPN, ambos de aço, e lages mistas, compostas por painéis de chapa metálica e concreto.
A pele e as divisórias são de vidro, apresentando diferentes tons e níveis de opacidade, conformando, externamente, um volume fechado e brilhante que quando visto a partir de seu interior se mostra translúcido e etéreo.
O volume e os vazios, luzes e sombras, a frivolidade do novo e o peso das preexistências, contrastam e ao mesmo tempo convivem em harmonia, constituindo a identidade da proposta.
Concurso
Concurso de projeto para a Sede CAPSF/CAD2Prêmio
Segundo LugarArquitetos
BST arquitecturaLocalização
Avenida Belgrano 650, Rosario, Santa Fe Province, ArgentinaEquipe de Projeto
Martina Borsani, Costanza Ronchi, Gabriel Stivala y Pablo TabernaÁrea
2000.0 m²Ano do Projeto
2013Fotografias
Cortesia de BST Arquitectura